Minha história
Olá, que bom ter você aqui!
Quero me apresentar e te contar um pouquinho da minha história.
Prazer, eu sou a Rosângela, mineira, casada, mãe de 1 casal de filhos, Pedagoga e Terapeuta. Atuei como professora concursada por quase 20 anos, atuando efetivamente nas redes públicas e privadas. Hoje atuo exclusivamente na área da Saúde Emocional.
Vivi presa por mais de 40 anos a um sistema de crenças limitantes e vícios emocionais onde não via saída. Eu entendi que se eu queria mudança, essa mudança teria que partir de mim e foi exatamente o que eu fiz.
Desde criança eu sempre sonhei em crescer e viver uma vida plena, casar, ter filhos e construir uma linda família e também trabalhar com algo que eu sempre amei fazer: Ensinar.
Eu era uma criança muito sonhadora, simples e ingênua.
Infelizmente, crianças muito ingênuas, como eu fui, são reféns de várias situações desfavoráveis que as obrigam a tomar um novo rumo na vida, que as levam pra longe da sua essência e de seus sonhos.
Eu cresci e as coisas realmente não foram bem como eu imaginei.
Eu literalmente me perdi de mim mesma e dos meus sonhos e acabei me moldando pra encaixar no mundo que se apresentava como real pra mim.
Eu me tornei uma pessoa muito guerreira, passei a dar conta de tudo e de todos e fui me anulando cada vez mais para conseguir cumprir com as inúmeras responsabilidades que eu mesma fui criando para mim.
Me casei pela primeira vez aos 17 anos e tive 2 filhos e trabalhava com o que eu gostava. Depois de 24 anos de casada, me divorciei, fiz transição de carreira e me casei de novo e tenho um enteado. Nasci no interior de Minas e vivi lá por mais de 40 anos. Atualmente moro em Campinas-SP.
Apesar de boa parte dos meus sonhos terem se realizado, eu me via, às vezes, desanimada, triste, com um aperto no peito e um vazio interno inexplicável.
Muito tempo se passou assim, até que um dia o meu corpo começou a dar sinais cada vez mais evidentes e frequentes de que não estava mais suportando tanta negligencia da minha parte. Na época eu não entendia, mas já eram as doenças psicossomáticas se manifestando no meu corpo físico de uma forma que não dava mais para eu negar.
Comecei a perceber sinais Depressão e Ansiedade, a sentir muita tristeza, falta de ar e palpitações no peito, vontade de chorar, me isolar...
Eu não entendia porque me sentia tão deslocada e com uma dor no peito tão grande e sem respostas, seguia vivendo de forma automática: acordava, trabalhava, cuidava da família, da casa e ia dormir.
Eu vivi por mais de 20 anos assim, ou melhor, eu não vivi, eu sobrevivi.
Eu sentia que vivia pra agradar aos outros e me encaixar numa vida que já não fazia sentido pra mim, sendo forte e me esforçando pra aceitar aquilo que, no fundo da minha alma, eu sabia que não merecia viver!
E essa foi a minha vida por longos anos, ate que um dia, em plena pandemia (em maio de 2020), eu sofri um burnout (distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso) e passei por várias crises de ansiedade e síndrome do pânico.
Fui parar no Pronto Atendimento da minha cidade muito mal, com a pressão arterial muito baixa e com vários outros sintomas. Fiz vários exames, fui medicada e passei o dia lá em observação.
No final do dia e depois de todos os resultados de exames ficarem prontos, a médica plantonista, muito competente por sinal, veio me dar alta e explicar que do ponto de vista clínico eu não tinha nada e que, provavelmente, eu tive uma crise muito forte de Ansiedade.
Eu saí de lá grata a Deus, mas muito impressionada com tudo o que havia acontecido. Eu nunca havia passado por nada parecido. Fiz vários exames e nenhum dos resultados justificava todos aqueles sintomas que eu havia sentido.
Foram sintomas horríveis de tontura, vômito, falta de ar, pressão arterial muito baixa, suor frio, eu achei de verdade que iria morrer naquele dia.
Tudo aquilo que eu senti foi muito real. Eu não podia mais ignorar os sinais. Eu nunca havia tido uma crise tão forte quanto aquela. Eu sempre fui uma pessoa muito forte e jamais passou pela minha cabeça ter uma crise de Ansiedade ou Depressão na vida. A sensação era de que o mundo havia caído sobre a minha cabeça.
Pela primeira vez na vida eu havia olhado pra uma crise de Ansiedade com outros olhos. Eu acreditava que era imune à essas coisas, pois eu não tinha tempo pra ficar doente e fui negligenciando todos os sinais.
Eu pude perceber que tanto a Ansiedade quanto a Depressão, por mais que eu não percebesse, já faziam parte do meu dia a dia e de forma bem sutil e sorrateira.
A partir daí, eu passei a olhar pra mim de forma diferente e aceitei que precisava de ajuda. Passei com alguns psicólogos, psicanalistas e até psiquiatras pra entender o que estava acontecendo comigo, mas nada me trazia as respostas que eu buscava.
Eu só ouvia que Ansiedade e Depressão não tinham cura, só tratamento e com remédios. Eu me recusei a tomar remédios. Eu nunca comprei ou tomei um remédio pra Depressão ou Ansiedade.
Algo dentro de mim, me dizia que tinha cura sim. Eu não conseguia aceitar que a vida era só isso: nascer, crescer, trabalhar pra sobreviver, ficar doente e morrer. A partir dessas reflexões internas, em 2020, em meio a pandemia, iniciei a minha jornada de autoconhecimento.
Eu queria mais! Eu queria viver com sentido, com alegria. Eu senti que precisava fazer algo por mim e que me fizesse acreditar que a vida vale a pena ser vivida.
Eu comecei a pesquisar e a estudar sobre várias terapias holísticas e não descansei até que eu entendesse como poderia me ajudar a ter uma vida livre da Ansiedade e da Depressão.
Fiz Constelação Familiar e Terapias Convencionais também. Consegui entender algumas coisas, mas sentia que estava bem longe de onde eu queria chegar.
Em 2022, coisas extraordinárias aconteceram na minha vida e uma delas foi ter conhecido um psicólogo/terapeuta/professor chamado Jair Soares. Esse cara mudou a minha vida com as suas teorias e seu método terapêutico revolucionário chamado TRG – Terapia de Reprocessamento Generativo.
Eu senti um chamado muito grande dentro de mim pra fazer o curso dele e depois de concluir e me especializar como Master Terapeuta TRG, passei a me dedicar profissionalmente e exclusivamente aos atendimentos com essa terapia holística (enxerga e trata o ser humano como um todo). A partir desse curso eu me sentia cada vez mais próxima dos meus objetivos.
Após um ano formada em TRG, em 2023, consegui fazer a minha transição de carreira e consegui me libertar de todos os meus principais bloqueios emocionais resgatando assim os meus sonhos de criança.
Foram no total 5 anos (2020 a 2025) de pesquisas, estudos, cursos profissionalizantes e diversos livros que li e que foram me ajudando a encontrar as respostas que eu precisava para conseguir me ver livre, tanto da ansiedade quanto da depressão. O bom disso, é que hoje, ninguém mais precisa esperar por tanto tempo para se libertar dos sintomas de Depressão e Ansiedade como eu, pois os resultados da Terapia TRG são surpreendentes, rápidos, sólidos, transformadores e também acessíveis a todo público.
Não vou dizer que foi fácil passar por todo esse processo de auto descoberta sozinha, eu tive que me priorizar muito e abrir mão de várias coisas e pessoas, para conseguir chegar ao meu objetivo de me auto curar. Foram anos de estudos intensos e profundos até que eu entendesse que tudo o que me aconteceu na vida foi por minhas escolhas imaturas e equivocadas. É muito desafiador olhar pra si e ter que lidar com as próprias sombras (feridas e traumas emocionais), mas também é libertador. De verdade, eu quase enlouqueci com tantas descobertas sobre mim. Mas, eu tinha o propósito de me auto curar de tudo aquilo de ruim que estava dentro de mim, bloqueando a minha felicidade interna, a minha paz, a minha saúde física, mental e emocional e nada nesse mundo me fez desistir e hoje, graças a Deus e a Jesus, eu só tenho a agradecer.
Hoje, vivo a vida que sempre sonhei, com liberdade e plenitude e me dedico a ensinar e ajudar pessoas que assim como eu, acreditam do fundo do seu coração, que podem viver a vida que merecem e que sempre sonharam.
Somos todos filhos de Deus e como filhos desse Pai tão bondoso e misericordioso, devemos fazer jus ao nosso direito de receber a nossa herança e vivermos como pessoas prósperas e abundantes em todas as áreas da nossa vida: pessoal, familiar, relacional, profissional e material.
Não importa a sua idade e nem o que esteja passando neste momento. Mostre aos seus problemas que há uma solução!
Tudo muda quando a gente muda!
Acredite em você! Você nasceu pra ser feliz! Se torne a sua prioridade e veja a mudança acontecer pra você também!
Gratidão por ter chegado até aqui!
Um abraço e até breve!

